A Lacerda & Capella é uma tecelagem de fios recém-constituída e com início de operações em Janeiro de 2011, nas proximidades de Aldeia da Serra, em Santana do Parnaíba.

Seu propósito é industrializar, utilizando modernas máquinas automáticas e semiautomáticas, artefatos de decoração como mantas, almofadas, toalhinhas e outros itens, para venda de atacado essencialmente para redes varejistas de produtos de decoração, bem como para redes de hotéis.

A partir de fios selecionados no mercado brasileiro (e futuramente também no exterior), a fábrica gera os produtos finais, com uma produção 100% integrada.  A concepção e o design de todas as peças são feitos por Alice Capella, atuante como estilista no mercado de moda há mais de 30 anos – e com vasta experiência com malharias e tecelagens.

O mercado visado inicialmente é o mercado brasileiro, estando prevista uma etapa de expansão para comercialização também na Europa.

A fábrica iniciou suas operações já com a produção de pedidos da DASLU (hoje controlada pela Laep /Parmalat) e da NK Store (atuante em SP e RJ) e está fechando os pedidos de uma coleção de mantas e almofadas para o Empório Beraldin (também com lojas em SP e RJ, além de representantes em todo Brasil).

Todas as produções são sempre feitas sob encomenda, a partir de peças e modelos criados por Alice Capella e escolhidos pelos clientes-alvo para confecção sob sua marca e em regime exclusividade. Desta forma, a empresa não trabalha com estoques desnecessários, comprando apenas o necessário para a industrialização dos pedidos de compra, dentro de um conceito de administração moderno, que evita empate de capital e perdas.

A Lacerda & Capella usa máquinas de produção automáticas da STOLL, 100% programáveis por computador. São máquinas de última geração que representam elevados investimentos mas que, como contrapartida, apresentam elevada produtividade (maior velocidade de produção das peças, menor perda de fios), permitem a produção de peças completas, sem qualquer necessidade de costuras. Essas características dão uma liberdade sem precedentes para as criações e, posteriormente, viabilizam a produção de um único item ou milhares de itens exatamente com a mesma velocidade e custo, permitindo atender aos pedidos e repiques de pedidos sem nenhuma limitação de quantidades – o que é um grande diferencial mercadológico da empresa.

Toda administração está em fase de automatização, como uso de ERP, de forma a operar com o menor “overhead” possível , dentro das melhores práticas e administração financeira, fiscal e de produção.  Assim, a empresa poderá se expandir futuramente sem ter elevar a contratação de pessoal administrativo, concentrando-se somente no pessoal de produção, controle de processos e de qualidade. A Lacerda & Capella inicia pequena, mas pronta para crescer rapidamente e sem perder o foco na sua atividade principal: produção de peças de decoração com arte, qualidade e com preços de mercado extremamente competitivos.

Os sócios, Ceyla Lacerda e Eduardo Lacerda, controlam 100% da empresa e atuam como gestores do negócio. Ceyla, acionista majoritária, atuou como modelo mais de 15 anos, em Paris, onde reside e mantém relacionamentos fortes com a comunidade de moda e decoração, o que possibilitará a futura comercialização dos produtos criados e fabricados no Brasil dentro do mercado Europeu.